“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

terça-feira, 31 de maio de 2016

Há exatos 75 anos, mais uma vez os irmãos da Guia atuavam juntos pelo Bangu A. C.

No domingo, 31 de maio de 1931, o Bangu enfrentou o São Cristóvão, pela sexta rodada do Campeonato Carioca daquele ano, no Estádio da Rua Figueira de Melo.

O Alvirrubro era a sensação do Campeonato pois vinha invicto, com cinco vitórias nas cinco primeiras rodadas da competição. Os resultados desses jogos foram os seguintes:


Nessas partidas o Bangu marcou quinze gols e sofreu oito. Os artilheiros do time até então eram:


Diante dessa campanha, o time proletário era o grande favorito para o jogo na Rua Figueira de Melo. Uma outra atração era presença em campo dos três irmãos da Guia - Domingos Antonio da Guia, Ladislau Antonio da Guia e Mamede Antonio da Guia (Médio). Mas o São Cristóvão resolveu não se entregar facilmente e valorizou sobremodo a vitória banguense por 1 x 0. Ainda no primeiro tempo Médio marcou para o Bangu e garantiu a vitória alvirrubra. Com esse gol Médio da Guia assumiu a artilharia do time na competição, com 5 gols e seis partidas. 

Ficha do Jogo:
Domingo - 31 de abril de 1931;
Local: Estádio da Rua Figueira de Melo;
São Cristóvão 0 x 1 Bangu;
Time do Bangu: Zezé, Domingos da Guia, Sá Pinto e Zé Maria, Santana, Eduardo e Buza; Ladislau, Médio, Dininho e Jaguarão;
Árbitro: Virgílio Fredrighi.


Time base do Bangu A. C. em 1931

Nota 1
Infelizmente nas duas partidas seguintes o Bangu sofreu duas derrotas consecutivas: 
- Vasco 1 x 0 Bangu (Estádio de São Januário);
- Sport Club Brasil 4 x 3 Bangu (Estádio da Praia Vermelha). 
Na sequência do Campeonato o Bangu não conseguiu manter as mesma performance da seis primeiras partidas e se desestabilizou no certame, perdendo mais quatro jogos e empatando dois e terminando a competição em 3º lugar, com 26 pontos ganhos (12 vitórias, 2 empates e 6 derrotas), atrás do América, o Campeão (30 pontos) e Vasco da Gama, Vice Campeão (29 pontos). Mas estava plantada a semente para o título que viria em 1933.

Nota 2
O atacante banguense Ladislau Antonio da Guia (Ladislau - o "Tijoleiro") terminou a competição como vice artilheiro (14 gols), atrás de Russinho, do Vasco da Gama (17 gols).

Nota 3:
No jogo do dia 19 de maio, quando o Bangu goleou o São Cristóvão por 5 x 3, o famoso Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que marcou um dos gols da equipe da Zona da Leopoldina.

Fonte: Bangu.NET